Fale conosco +55 (027) 3756-2297

  • English
  • Português
  • Español

Jazidas

Link Jazidas

Devido à excelente localização no Norte do Estado do Espírito Santo | Brasil, a Granales Mineiração e Industria é privilegiada por estar no território das maiores extrações de granitos amarelos, verdes e brancos do mundo.

Saiba mais sobre a importância das jazidas de Barra de São francisco.

Barra de São Francisco ganha título de Capital Estadual do Granito

O governador Renato Casagrande sancionou a Lei Nº 9.928, publicada no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo desta segunda-feira (19), que confere ao município de Barra de São Francisco o título de Capital Estadual do Granito.
Localizado na Região Noroeste do Estado, o município é conhecido nacionalmente como grande explorador de granito. Lá estão as maiores jazidas do País, com previsão de exploração ao longo de dois mil anos.

Em maio de 2012 a cidade de Cachoeiro de Itapemirim recebeu o título de Capital do Mármore. A honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa, por meio da lei estadual nº 9.778. Esses títulos são um reconhecimento aos pioneiros do mármore no Estado e ao setor, que vive mudanças significativas e contribui para o desenvolvimento do País.

Rota Turística

A Feira Internacional do Mármore e do Granito é o evento que mostra o potencial das rochas ornamentais capixabas e atrai grandes negócios nacionais e internacionais para o Estado. Em função do evento, que é um sucesso, foi criada a Rota Turística do Mármore e do Granito, roteiro percorrido por compradores de pedras e profissionais do segmento. Esta é a primeira rota turística voltada especificamente para o turismo de negócios no Brasil.

Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia e Vitória se sobressaem na rota, que ainda inclui os municípios de Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Pancas, Baixo Guandu, Vila Pavão, Muqui, Rio Bananal, São Domingos do Norte, Águia Branca, Alegre, Atílio Vivácqua, Castelo, Conceição do Castelo, Linhares, Mimoso do Sul, Serra e Viana.

O Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil. Responde por praticamente metade da produção e das exportações do País e concentra mais da metade do parque industrial brasileiro.

Negócios

O tamanho das jazidas e a importância dos negócios alavancados por esse segmento justificam a inclusão de 21 municípios na Rota do Mármore e do Granito. No Sul do Estado concentram-se as jazidas de mármore e Cachoeiro de Itapemirim se destaca como principal centro de extração.

No Norte do Estado, a extração e o beneficiamento do mármore e do granito estimularam o desenvolvimento dos municípios e incentivaram a criação de milhares de empregos. A região é conhecida como Núcleo de Extração de Nova Venécia e tem este município como referência.

O principal parque industrial de beneficiamento das rochas ornamentais fica no Sul do Estado. Paralelamente, a Região Metropolitana da Grande Vitória registra crescimento no número de empresas de processamento de mármore e granito, responsáveis pela oferta de produtos de maior valor agregado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Setur